A Secretaria Municipal de Saúde realizou o “Dia D” de vacinação contra a gripe e H1N1, neste sábado (20), ao longo da manhã, na Praça Padre Ricardo (em frente à Igreja Matriz), e ações preventivas à Covid-19 na feira-livre municipal.
A campanha de vacinação se estenderá até o final do mês de junho deste ano. Os grupos prioritários devem procurar uma Unidade de Saúde e levar a caderneta de vacinação.
A vacinação também ajuda a diferenciar entre gripe e a Covid-19. Ora, se o sujeito recebeu a dose, porém apresenta sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é a influenza que os está causando. Por fim, é comum confundir os sintomas e quanto mais gente vacinada contra a influenza, menor o número de pessoas indo parar no hospital por causa da gripe. E isso ajuda o sistema público de saúde a reservar os leitos para a demanda extra de internações decorrentes do coronavírus.
São prioritários (grupos de risco):
- Maiores de 60 anos;
- Doentes crônicos;
- Gestantes;
- Mães no pós parto;
- Crianças acima de 06 meses de idade;
- Profissionais da saúde;
- Profissionais que lidam com o público;
- Portadores de condições especiais;
- Hipertensos;
- Diabéticos.
AÇÕES NA FEIRA-LIVRE
Por questão de espaço e melhor controle, a feira-livre de gêneros alimentícios, tradicionalmente realizada na Rua Oliveira Lucena, passa a ser realizada temporariamente na Rua Presidente João Pessoa, aos sábados, com o mesmo tempo de duração e como medidas preventivas ao coronavírus.
A vacinação contra a influenza e ações semanais na feira-livre são realizadas por equipe da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE), Bombeiros Civis e Seguranças. Na ocasião, foram aferidas as temperaturas dos feirantes e clientes, bem como as orientações preventivas à Covid-19.
Confira as imagens: