Campanha Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizada nas Escolas do Município

A Prefeitura Municipal de Pirpirituba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e por meio de equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou ao longo do mês de maio a palestras lúdicas referentes à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Além disso, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), foram realizadas palestras para as crianças, adolescentes e idosas participantes dos grupos do CRAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Confira aqui.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Normalmente, nesta data, são realizadas diversas atividades, sejam nas escolas e demais espaços sociais, como por exemplo, palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual.

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Abuso sexual x Exploração sexual

Não apenas o abuso sexual (que normalmente acontece no seio familiar do jovem), mas também a exploração sexual é combatida nesta data.

Muita gente confunde o significado do abuso sexual com a exploração sexual. São duas coisas diferentes. A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor como “ferramenta” de satisfação sexual.