A Prefeitura de Pirpirituba realizou, na terça-feira (02), às 19:30, nova exibição ao vivo (live) em sua página do Facebook sobre as ações e medidas preventivas adotadas pela gestão em combate à Covid-19, bem como atualização do boletim epidemiológico, com a participação da Ouvidoria Municipal e Secretaria de Saúde.
O momento contou com a presença da Secretária de Saúde, Elisângela Lucena, a Coordenadora de Atenção Básica, Érika Pontes, o Médico Mateus Rodrigues e o intermediador e Ouvidor Municipal, Tony Souza. Veja as informações destacadas:
MONITORAMENTO E CASOS NO MUNICÍPIO
A Secretaria de Saúde vem realizando o monitoramento de suspeitos, familiares e contaminados pela Covid-19, e pedindo a colaboração da população para que a comunique imediatamente para que as devidas medidas sejam tomadas.
O Dr. Mateus Rodrigues, novo médico do município, falou sobre à Covid-19, os aspectos gerais, atendimentos, medicações e destacou os principais sintomas: tosse seca, dor de garganta, falta de ar, dor de cabeça, dor no corpo, diarreia, falta de apetite, perda do olfato e paladar, febre, dentre outros. Muitos desses sintomas são confundidos com outros vírus ou inflamações, e Dr. Mateus reforçou a importância nos cuidados e o perigo da automedicação.
Na Live, foram atualizados os dados referentes aos casos confirmados:
“A população com sintomas virais (gripe e dentre outros) está sendo acompanhada por equipe da Vigilância Epidemiológica (médicos, enfermeiros), Vigilância Sanitária e Coordenação de Atenção Básica. Ao persistirem os sintomas após 8 dias farão o teste no município ou UPA Guarabira. Se confirmado o Covid-19 no paciente, será recomendado o isolamento domiciliar para aqueles que apresentarem sintomas leves, além de acompanhamento por equipe médica local, que abrange também aos familiares residentes no domicílio; já nos casos de sintomas elevados, serão encaminhados para os hospitais referências de nossa microrregião, o Hospital Regional em Guarabira, UPA ou Hospital Clementino Fraga em João Pessoa. Pirpirituba recebeu um número reduzido de testes para o Covid-19 e, portanto, atenderá um protocolo de triagem para que testes sejam aplicados em possíveis casos, mantendo também os encaminhamentos para testes na UPA”, explicou a Secretária de Saúde, Elisângela Lucena.
Os números para contato são:
- 3277 1047 (Saúde)
- 83 3277 1108 (Ouvidoria e WhatsApp).
AÇÕES NAS RUAS DA CIDADE
Os profissionais de saúde percorrem as ruas da cidade, priorizando as ruas que residem os moradores positivados. O momento conta com verificação da temperatura dos moradores, orientação de medidas preventivas, além da desinfecção das calçadas. A ação visa captar possíveis suspeitos que por motivos alheios não comunicam diretamente a saúde municipal. A Coordenadora de Atenção Básica, Érika Pontes, afirma que, além da cidade, as ações serão levadas à zona rural. Confira mais.
OUTRAS AÇÕES
Nas lives anteriores, também foram discutidos o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adquirido pela gestão para os profissionais da saúde e limpeza urbana, as barreiras sanitárias, borrifações em espaços públicos e feira-livre, sobre saúde mental em período de isolamento, aulas remotas, dentre outros assuntos.
DECRETO E FEIRA-LIVRE
Prorrogado de forma excepcional até dia 15 de junho de 2020, as medidas de prevenção à pandemia da covid-19 (Decreto Municipal 15/2020). Dentre as alterações, destaca-se a mudança da feira-livre de gêneros alimentícios, que vinha sendo realizada na Rua Oliveira Lucena, e passará a ser realizada na Rua Presidente João Pessoa, com o mesmo tempo de duração e medidas preventivas que vinham sendo tomadas. Confira mais.
Veja a galeria de fotos da live: