“Saúde na live”: ações e medidas contra o Covid-19

A Prefeitura de Pirpirituba realizou, nesta terça-feira (26), às 19:30, nova exibição ao vivo (live) em sua página do Facebook e Instagram sobre as ações e medidas preventivas adotadas pela gestão em combate à Covid-19, bem como atualização do boletim epidemiológico, com a participação da Ouvidoria Municipal, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.

O momento contou com a presença da Secretária de Saúde Elisângela Lucena, a Coordenadora de Atenção Básica Érika Pontes, a Coordenadora Educacional Mércia Moura e o Ouvidor Municipal Tony Souza. Vejamos as informações destacadas:

DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

A Secretaria de Educação desenvolveu uma série de atividades para que os alunos da Rede Pública Municipal possam realizar durante este período, tornando os dias mais produtivos no processo de ensino e aprendizado.

Conhecendo as dificuldades no acesso as tecnologias de informática e internet, mais alternativas foram encontradas pela gestão, como a distribuição de materiais didáticos impressos para que pais ou responsáveis possam recolher nas respectivas escolas de seus filhos. O 2º ciclo de entrega de atividades será realizado nos dias 28 e 29 de maio nas respectivas escolas. Confira aqui.

MONITORAMENTO E CASOS NO MUNICÍPIO

A Secretaria de Saúde vem realizando o monitoramento de suspeitos, familiares e contaminados pela Covid-19, e pedindo a colaboração da população para que a comunique imediatamente se alguém de sua casa, família ou vizinho, que chegou de viagem de algum lugar onde há registros de casos, para que as devidas medidas sejam tomadas.

Os números para contato são: 3277 1047 (Saúde) e 83 3277 1108 (Ouvidoria e WhatsApp).

Na Live, foram atualizados os dados referentes aos casos confirmados:

Os casos confirmados são cumulativos, totalizando 18, tendo como base o número de testagens positivadas, destes, 13 já se recuperaram e outros 5 permanecem com a Covid-19.

“A população com sintomas virais (gripe e dentre outros) está sendo acompanhada por equipe da Vigilância Epidemiológica (médicos, enfermeiros), Vigilância Sanitária e Coordenação de Atenção Básica. Ao persistirem os sintomas após 8 dias farão o teste no município ou UPA Guarabira. Se confirmado o Covid-19 no paciente, será recomendado o isolamento domiciliar para aqueles que apresentarem sintomas leves, além de acompanhamento por equipe médica local, que abrange também aos familiares residentes no domicílio; já nos casos de sintomas elevados, serão encaminhados para os hospitais referências de nossa microrregião, o Hospital Regional em Guarabira, UPA ou Hospital Clementino Fraga em João Pessoa. Pirpirituba recebeu um número reduzido de testes para o Covid-19 e, portanto, atenderá um protocolo de triagem para que testes sejam aplicados em possíveis casos, mantendo também os encaminhamentos para testes na UPA”, explica a Coordenadora de Atenção Básica Erika Pontes.

AÇÕES NAS RUAS DA CIDADE

Os profissionais de saúde percorrem as ruas da cidade, priorizando as ruas que residem os moradores positivados. A ação nas ruas envolve a verificação da temperatura dos moradores, orientação de medidas de prevenção, além da desinfecção das calçadas. A ação visa captar possíveis suspeitos que por motivos alheios não comunicam diretamente a saúde municipal. Confira mais.

OUTRAS AÇÕES

Nas lives anteriores, também foi discutido sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adquirido pela gestão para os profissionais da saúde e limpeza urbana, barreiras sanitárias, borrifações em espaços públicos e feira-livre, sobre saúde mental em período de isolamento, dentre outros assuntos.

DECRETOS

De forma excepcional, ficam determinadas no âmbito municipal até o dia 12 de junho (Decreto 12/2020) que das atividades comerciais permitidas devem ocorrer das 05h às 18h, de segunda a sábado, com a exceção de farmácias, postos de combustíveis e, no modo delivery, restaurantes e lanchonetes, que poderão ultrapassar o horário estabelecido. A Ouvidoria Municipal também comunicou que os comerciantes que atuam no modo delivery podem entrar em contato para serem divulgados via site e redes sociais oficiais da gestão.

Veja a galeria de fotos da live: