“Saúde na live”: ações e medidas contra à Covid-19

A Prefeitura de Pirpirituba realizou, na terça-feira (09), às 19:30, nova exibição ao vivo (live) em sua página do Facebook sobre as ações e medidas preventivas adotadas pela gestão em combate à Covid-19, bem como atualização do boletim epidemiológico, com a participação da Ouvidoria Municipal e Secretarias de Saúde, Esportes e Desenvolvimento Social.

O momento contou com a presença do Secretário de Esportes, Ideraldo do Vale, a Coordenadora social, Osilene Pereira, a Coordenadora de Atenção Básica, Érika Pontes, e o intermediador e Ouvidor Municipal, Tony Souza. Veja as informações destacadas:

PROJETO ATIVIDADE EM CASA

Lançado do projeto “Atividade em Casa”, organizado pelas secretarias municipais de Esporte, Saúde e Desenvolvimento Social, para que alunos da rede municipal de ensino, e idosos usuários dos serviços sociais realizem atividades físicas e interajam uns com outros sem sair de casa, cumprindo assim o isolamento social e prevenindo-se contra à Covid-19. Confira mais.

MONITORAMENTO E CASOS NO MUNICÍPIO

A Secretaria de Saúde vem realizando o monitoramento de suspeitos, familiares e contaminados pela Covid-19. Na Live, foram atualizados os dados referentes aos casos confirmados:

“A população com sintomas virais (gripe e dentre outros) está sendo acompanhada por equipe da Vigilância Epidemiológica (médicos, enfermeiros), Vigilância Sanitária e Coordenação de Atenção Básica. Ao persistirem os sintomas após 8 dias farão o teste no município ou UPA Guarabira. Se confirmado o Covid-19 no paciente, será recomendado o isolamento domiciliar para aqueles que apresentarem sintomas leves, além de acompanhamento por equipe médica local, que abrange também aos familiares residentes no domicílio; já nos casos de sintomas elevados, serão encaminhados para os hospitais referências de nossa microrregião, o Hospital Regional em Guarabira, UPA ou Hospital Clementino Fraga em João Pessoa. Pirpirituba recebeu um número reduzido de testes para o Covid-19 e, portanto, atenderá um protocolo de triagem para que testes sejam aplicados em possíveis casos, mantendo também os encaminhamentos para testes na UPA”, explicou a Coordenadora de Atenção Básica, Érika Pontes.

Os números para contato são:

• 3277 1047 (Saúde);
  • 83 3277 1108 (Ouvidoria e WhatsApp).

OUTRAS AÇÕES

Nas lives anteriores, também foram discutidos o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adquirido pela gestão para os profissionais da saúde e limpeza urbana, as barreiras sanitárias, ações nos bairros e feira-livre, borrifações em espaços públicos, sobre saúde mental em período de isolamento, aulas remotas, dentre outros assuntos.

PAGAMENTO 1ª PARCELA DO 13º SALÁRIO

A Prefeitura de Pirpirituba realizará o pagamento da 1ª parcela do 13º salário referente a 2020dividindo os pagamentos por secretarias, com o objetivo de evitar aglomerações em agências bancárias e posteriormente em supermercados e farmácias, dentre outros comércios essenciais. Confira o cronograma.

DECRETO E FEIRA-LIVRE

Prorrogado de forma excepcional até dia 15 de junho de 2020, as medidas de prevenção à pandemia da covid-19 (Decreto Municipal 15/2020). Dentre as alterações, destaca-se a mudança da feira-livre de gêneros alimentícios, que vinha sendo realizada na Rua Oliveira Lucena, e passará a ser realizada na Rua Presidente João Pessoa, com o mesmo tempo de duração e medidas preventivas que vinham sendo tomadas. Confira mais.

Veja a galeria de fotos da live: