“Saúde na live”: ações e medidas contra à Covid-19

A Prefeitura de Pirpirituba realizou, na terça-feira (16), às 19:30, a 9ª exibição ao vivo (live) em sua página do Facebook sobre as ações e medidas preventivas adotadas pela gestão em combate à Covid-19, bem como atualização do boletim epidemiológico, com a participação da Ouvidoria Municipal e Secretaria de Saúde.

O momento contou com a presença da Coordenadora de Atenção Básica, Érika Pontes, e o intermediador e Ouvidor Municipal, Tony Souza. Veja as informações destacadas:

MONITORAMENTO E CASOS NO MUNICÍPIO

A Secretaria de Saúde vem realizando o monitoramento de suspeitos, familiares e contaminados pela Covid-19. Na Live, foram atualizados os dados referentes aos casos confirmados:

“A população com sintomas virais (gripe e dentre outros) está sendo acompanhada por equipe da Vigilância Epidemiológica (médicos, enfermeiros), Vigilância Sanitária e Coordenação de Atenção Básica. Ao persistirem os sintomas após 8 dias farão o teste no município ou UPA Guarabira. Se confirmado o Covid-19 no paciente, será recomendado o isolamento domiciliar para aqueles que apresentarem sintomas leves, além de acompanhamento por equipe médica local, que abrange também aos familiares residentes no domicílio; já nos casos de sintomas elevados, serão encaminhados para os hospitais referências de nossa microrregião, o Hospital Regional em Guarabira, UPA ou Hospital Clementino Fraga em João Pessoa. Pirpirituba recebeu um número reduzido de testes para o Covid-19 e, portanto, atenderá um protocolo de triagem para que testes sejam aplicados em possíveis casos, mantendo também os encaminhamentos para testes na UPA”, esclarece a Coordenadora de Atenção Básica, Érika Pontes.

Os números para contato são:

• 3277 1047 (Saúde);
  • 83 3277 1108 (Ouvidoria e WhatsApp).

OUTRAS AÇÕES

Nas lives anteriores, também foram discutidos o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), as barreiras sanitárias, ações nos bairros e feira-livre, borrifações em espaços públicos, sobre saúde mental em período de isolamento, aulas remotas, dentre outros assuntos.

PROIBIÇÃO DE FOGUEIRAS E FOGOS

Atendendo orientação do Ministério Público, ficam proibidas as fogueiras e fogos de artifícios durante os festejos juninos desse ano. Confira mais.

DECRETO

Foi previamente apresentado o Plano de Plano Estratégico de Flexibilização de Atividades Econômicas no âmbito municipal e novas medidas de combate a Covid-19 (Decreto 18/2020). Dentre os destaques, a mudança da feira-livre de gêneros alimentícios, que passará a ser realizada na Rua Presidente João Pessoa, com o mesmo tempo de duração e medidas preventivas que vinham sendo tomadas; As atividades essenciais devem ocorrer das 05h às 18h, de segunda a sábado, com a exceção de farmácias, postos de combustíveis e, no modo delivery, restaurantes e lanchonetes, que poderão ultrapassar o horário estabelecido; Salões de beleza, barbearias e demais estabelecimentos de serviços pessoais deverão atender exclusivamente com agendamento prévio e obedecendo as medidas preventivas; dentre outros assuntos. Confira mais.