Saúde na live: ações e medidas contra o Covid-19

A Prefeitura de Pirpirituba realizou, nesta terça-feira (21), exibição ao vivo (live) em sua página do Facebook sobre as ações e medidas preventivas em combate ao Covid-19 (coronavírus) adotadas pela gestão, com a participação da Secretaria de Saúde e Ouvidoria Municipal, que debateram e esclareceram diversas questões.

Com a presença da Secretária de Saúde Elisângela Lucena, a Coordenadora de Atenção Básica Érika Pontes e o Ouvidor Municipal Tony Souza, falaram sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) reforçados pela gestão e utilizados pelos profissionais de saúde do município (médicos, enfermeiros, agentes de combate à endemias (ACE), agentes comunitários de saúde (ACS), vigilância sanitária, dentre outros). Os servidores da saúde estão na “linha de frente” e se desdobrando nos cuidados com a população e, para isso, reforçam a necessidade de conscientização e apoio dos pirpiritubenses a respeito das medidas preventivas, como lavar frequentemente as mãos e demais cuidados de higienização pessoal, bem como o distanciamento social.

Outro ponto abordado, a Secretaria de Saúde vem realizando o monitoramento de possíveis suspeitos de contaminação pelo Covid-19 e pedindo a colaboração dos pirpiritubenses para que a comunique imediatamente se alguém de sua casa, família ou vizinho, chegou de viagem de algum lugar onde há registros de casos, para que as devidas medidas sejam tomadas rapidamente.

A Coordenadora de Atenção Básica Érika Pontes finalizou sobre outro importante combate nesse período, do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue: “estamos em um período do ano de maior proliferação do mosquito e é imprescindível a cooperação da população”.

Encerrando o momento, Tony Souza agradeceu as doações em álcool gel da empresa Cachaça D’dil e anunciou para a próxima semana informações sobre o comércio e aulas, que estão sendo cautelosamente analisadas pela gestão em concordância com as recomendações dos órgãos de saúde.

A “Saúde na live” contou com 110 visualizações simultâneas, mais de 1.200 acessos, aproximadamente 100 comentários e 40 compartilhamentos.