Prefeitura realiza mobilização sobre o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura Municipal de Pirpirituba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesta terça (18), a mobilização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na oportunidade, foram entregues panfletos contendo informações sobre o dia e como denunciar possíveis casos.

No 18 de maio, é celebrado nacionalmente o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na ocasião, estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social do município, Valdilene Pacheco, profissionais da Secretaria, CREAS e Conselho Tutelar.

Dicas de como proteger crianças e adolescentes da violência sexual.

• Previna, essa é a melhor forma de proteger crianças e adolescentes;
  • Dialogue de forma franca e sincera sobre as partes íntimas do corpo e privacidade. E reforce que a criança ou adolescente pode e deve dizer NÃO;
  • Oriente as crianças e adolescentes sobre quais são as situações de risco e como ela pode se proteger;
  • Explique para a criança ou adolescente que “segredo” nem sempre é uma coisa boa;
  • Fale para crianças e adolescentes que elas devem escolher um adulto em quem confiem e se sintam seguras para falar sobre questões e situações que não as deixam confortáveis.

Caso perceba algum tipo de violência, denuncie aos órgãos!

• Conselho Tutelar:
  • Delegacia de Polícia;