Prefeitura de Pirpirituba realiza caminhada pela vida, no mês de prevenção ao suicídio

Ao longo do mês de setembro, diversas palestras foram programadas pelas Secretarias de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social, com intuito de dialogar com jovens e adultos sobre a saúde e problemas mentais, e quais consequências podem desencadear, bem como tratamentos e formas de lidar.

Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Pirpirituba realizou a caminhada do “Dia D” de combate ao suicídio, como parte da programação do “Setembro Amarelo – pela valorização da vida”.

A caminhada de concentração, acompanhada de carro de som, saiu da Rua José Cruz, às 08h, com destino a Praça da Cultura, Centro. Na praça, houve escuta psicológica, tenda da saúde, atividades físicas e recreativas. O momento contou com a presença da Primeira Dama Luana Priscila, Secretários Municipais e servidores, além de centenas de crianças da Rede Municipal de Educação, usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Sobre o suicídio

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que ocorre um suicídio a cada 40 segundos no mundo, o que totaliza cerca de um milhão de casos por ano. No Brasil, ocorre um suicídio a cada 45 minutos. O crescimento no número de casos de depressão pode ser um dos motivos causadores desse alto índice de mortes. De acordo com a OMS, a faixa etária mais afetada pelo problema é de 15 a 29 anos. O suicídio está entre as três principais causas de morte entre jovens.

Confira as imagens:

COMPARTILHAR