Agentes comunitários de saúde (ACS) são educadores no combate ao coronavírus

Em meio à pandemia provocada pelo Covid-19 (coronavírus), é importante destacar o papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) como de educador em saúde. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta os profissionais para que auxiliem no combate ao coronavírus.

“As práticas educativas que eles (ACS) realizam diariamente na zona rural e urbana, no contato cotidiano com os moradores, especialmente no contexto das visitas domiciliares, são um meio importante de divulgação de informações seguras, tanto para a prevenção das doenças quanto para a promoção da saúde”, afirma a Coordenadora de Atenção Básica Érika Pontes.

É importante destacar que os profissionais redobram a atenção para evitar o contato físico com os moradores, nesse momento de pandemia, se restringindo as informações.

O trabalho do agente também apresenta um sentido inverso e complementar, uma vez que a presença do trabalhador nos domicílios é “fundamental” para observar as condições de vulnerabilidade e situações clínicas que requerem a intervenção dos serviços públicos. No caso de situações que exigem respostas rápidas, como essa pandemia que estamos atravessando, contar com o ACS pode representar uma diferença significativa na evolução da epidemia e em suas consequências.

 

COMPARTILHAR