2ª Semana da Agricultura Familiar de Pirpirituba: cerimônia de encerramento

A Prefeitura de Pirpirituba, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou dentre os dias 23 a 29 de julho de 2018 a 2ª Semana da Agricultura Familiar.

Ao longo de uma semana diversas atividades foram realizadas. O evento tem o intuito de apoiar os agricultores familiares, promovendo um espaço de diálogo, esclarecimentos e construção de alternativas para o desenvolvimento do setor, através de feiras, palestras e minicursos, dentre outros eventos.

Na manhã da sexta-feira (27/07) houve a cerimônia de encerramento da 2ª Semana da Agricultura Familiar na sede Secretaria de Agricultura, com a presença do Secretário de Agricultura Marcos Terto, os Secretários Municipais: Dênis Cristiano, Elisângela Lucena, Teolysses Paiva, Cida Amaro, a Secretária Adjunta de Educação, Luciana Costa, o Coordenador Regional da EMATER, George, o Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Josa, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Dona Céu, além dos agricultores do município que participaram de sorteios, ganhando diversos brindes.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA DE AGRICULTURA EM 1 ANO E MEIO DE GESTÃO

CORTES DE TERRA

• Foram mais de 350 horas de cortes de terra com mais de 200 agricultores atendidos;

CONSTRUÇÃO, LIMPEZA E AMPLIAÇÃO DE BARREIROS

• 12 barreiros comunitários;
  • 29 barreiros individuais;
  • 84 famílias diretamente beneficiadas

ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL

• Abastecimento regular de água potável em 180 cisternas e mais de 250 famílias beneficiadas em toda zona rural do município.

MELHORAMENTO DE ESTRADAS VICINAIS

• Roço de mato. Total de 68,24km.

RECUPERAÇÃO/MANUTENÇÃO DE ESTRADAS

• Construção de bueiras;
  • Drenagem em pontos alagadiços;
  • Abertura, aterramento, piçarragem, patrolamento, abertura de valas, etc.

APOIO AS ASSOCIAÇÕES E AO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

• Realização de reuniões em Associações de produtores rurais, reativação de associações e disponibilização de assessoria contábil e jurídica para as Associações Rurais.
  • Realização de reuniões com o CMDRS.

OUTRAS AÇÕES

• Terraplanagem para construção de moradias rurais;
  • Escavação para cisternas domésticas;
  • Escavação para fossas domésticas.
  • Distribuição de mudas (Projeto Mudas com a Secretaria de Educação)

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Promoção da Feira da Agricultura Familiar com cadastramento e distribuição do ponto e das barracas para 11 feirantes comercializarem produtos oriundos de propriedades rurais do município, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico da agricultura familiar.

Confira as imagens da cerimônia de encerramento: