Apresentações da 1ª noite do Raízes do Brejo em Pirpirituba emociona a todos, com o tema: literatura, fé e inclusão

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Pirpirituba sedia a Rota Cultural Raízes do Brejo, de 22 a 24 de novembro 2019, com o tema: Literatura, Fé e Inclusão. A programação diversificada conta com oficinas, minicursos, Feira de Artesanato e Gastronomia, exposições e shows.

O circuito cultural é uma realização do Fórum de Turismo do Brejo e das prefeituras integrantes da rota, que inclui a Prefeitura de Pirpirituba, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Também recebe o apoio do Sebrae e do Governo da Paraíba, através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

A abertura, nesta sexta-feira (22), pela manhã, foi marcada com a realização de oficinas para professores e alunos. Confira aqui.

Na Praça da Cultura, Centro, a partir das 20h, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o “Coral Sementes” deram início a solenidade de abertura oficial das festividades, apresentando danças e diversas canções pelas crianças da Rede Municipal de Educação. Dando sequência, as bandeiras do Brasil, Paraíba e Pirpirituba foram apresentadas por pirpiritubenses que carregam em si as batalhas pelo respeito e inclusão, seja por questões raciais, sexuais ou limitações físicas. Após este momento, o canto do hino nacional foi interpretado em libras pelas crianças da Escola Externato da Mônica, enquanto o hino pirpirtubense, pelo Grupo de Idosas do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Vale ressaltar que a todo momento, no palco central, um intérprete de libras fez toda tradução para os visitantes.

Ainda na noite de abertura, os Grupos de Jovens e de Pessoas com Deficiência, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), transbordaram emoção com a apresentação em dança da música “Pra ser feliz”, do cantor Daniel. Dando sequência as apresentações culturais, a peça teatral desta edição de 2019, homenageou o ex-Prefeito Luís Salustiano, por sua trajetória política e contribuição a Pirpirituba, representado por seus filhos, que receberam as honras pelas mãos do Prefeito Denilson Freitas (Didiu) e a Primeira-dama Luana Priscila. E, encerrando a noite de abertura, o Prefeito Didiu, ao lado dos vereadores, entregou brindes aos Prefeitos e Prefeitas das demais cidades que compõe a Rota Cultural (Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos), além de firmar o compromisso e satisfação ao fazer parte deste evento que eleva a cultura e turismo de Pirpirituba, dando sequência a seresta que finalizou a noite.