Secretaria do Social realiza programação do “Setembro Amarelo” com palestras e “Dia D” de prevenção ao suicídio. Confira programação.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realiza programação com palestras ao longo do mês de setembro sobre saúde mental, aderindo à campanha nacional: “Setembro Amarelo – prevenção ao suicídio”.

Nos dias 05 e 12 de setembro de 2019, a programação contou com palestras com temas sobre depressão e ansiedade, respectivamente, realizadas na Câmara Municipal de Vereadores de Pirpirituba. As Psicólogas, Adriana Araújo (CRAS) e Hévilla Rodrigues (CREAS), dialogaram com jovens e adultos sobre a saúde e problemas mentais, e quais consequências podem desencadear, bem como tratamentos e formas de lidar.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que ocorre um suicídio a cada 40 segundos no mundo, o que totaliza cerca de um milhão de casos por ano. No Brasil, ocorre um suicídio a cada 45 minutos. O crescimento no número de casos de depressão pode ser um dos motivos causadores desse alto índice de mortes. De acordo com a OMS, a faixa etária mais afetada pelo problema é de 15 a 29 anos. O suicídio está entre as três principais causas de morte entre jovens.

16 de setembro de 2019

• Tema: Automutilação
  • Palestrante: Walberto Bronzeado (Psicólogo Escolar)
  • Local: Câmara Municipal
  • Horário: 09:30

23 de setembro de 2019

• Tema: Compreendendo as medicações na saúde mental e a importância da Psicologia na saúde mental.
  • Palestrantes: Dr. Gabriel Júnior (PSF III) e Gabriela Pinto (Psicóloga NASF)
  • Local: Câmara Municipal
  • Horário: 09:30

26 de setembro de 2019 (Dia D)

• Local: Praça da Cultura
  • Horário: 08:30
  • Ações e serviços: escuta psicológica, tenda da saúde, atividades físicas e recreativas.