“Saúde na live”: ações e medidas contra o Covid-19

A Prefeitura de Pirpirituba realizou, nesta terça-feira (12), às 19:30, nova exibição ao vivo (live) em sua página do Facebook sobre as ações e medidas preventivas adotadas pela gestão em combate ao Covid-19 (coronavírus), com a participação da Ouvidoria Municipal e Secretarias de Saúde e de Educação.

Com a presença da Coordenadora de Atenção Básica Érika Pontes, a Coordenadora Educacional Mércia Moura e o Ouvidor Municipal Tony Souza, esclareceram dúvidas sobre as aulas remotas na Rede Municipal de Ensino; na saúde, sobre o Covid-19 e reforçaram as ações organizadas pela Comissão de Gerenciamento de Crise que se reúnem semanalmente para traçar ações. Vejamos as informações destacadas:

AULAS REMOTAS

A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu uma série de atividades para que os alunos da Rede Pública Municipal possam realizar durante este período, tornando os dias mais produtivos no processo de ensino e aprendizado. Confira mais.

MONITORAMENTO E CASOS NO MUNICÍPIO

A Secretaria de Saúde vem realizando o monitoramento de suspeitos e contaminados pelo Covid-19, e pedindo a colaboração da população, para que a comunique imediatamente se alguém de sua casa, família ou vizinho, chegou de viagem de algum lugar onde há registros de casos, para que as devidas medidas sejam tomadas.

Os números para contato são: 3277 1047 (Saúde)83 3277 1108 (Ouvidoria e WhatsApp).

Na Live, foram atualizados os dados referentes aos casos confirmados, totalizando 7 (sete) até a terça-feira (12). “A população com sintomas virais (gripe e dentre outros) está sendo acompanhada por equipe da Vigilância Epidemiológica (médicos, enfermeiros), Vigilância Sanitária e Coordenação de Atenção Básica. Ao persistirem os sintomas, serão encaminhados para a UPA de Guarabira para triagem, onde o teste será realizado, caso verificado alguns dias de sintomas, atendendo as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde. Se confirmado o Covid-19 no paciente, será recomendado o isolamento domiciliar para aqueles que apresentarem sintomas leves, além de acompanhamento por equipe médica local, já nos casos de sintomas elevados, serão encaminhados para os hospitais referências de nossa microrregião, o Hospital Regional em Guarabira ou o Hospital Clementino Fraga em João Pessoa. Pirpirituba recebeu um número reduzido de testes para o Covid-19 e, portanto, atenderá um protocolo de triagem para que testes sejam aplicados em possíveis casos, mantendo também os encaminhamentos para testes na UPA”, explica a Coordenadora de Atenção Básica Erika Pontes.

AÇÕES NAS RUAS DA CIDADE

Os profissionais de saúde percorrem as ruas da cidade, de acordo com cronograma, para verificação da temperatura dos moradores, orientação de medidas de prevenção, além da desinfecção das calçadas. A ação visa captar possíveis suspeitos que por motivos alheios não comunicam diretamente a saúde municipal. Confira mais.

OUTRAS AÇÕES

Nas lives anteriores também foi discutido sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adquirido pela gestão para os profissionais da saúde e limpeza urbana, barreiras sanitárias, borrifações em espaços públicos e feira-livre, sobre saúde mental em período de isolamento, dentre outros assuntos. Confira mais aqui.

DECRETOS

Tony Souza destacou a respeito dos Decretos, Municipal e Estadual, que reforçam o uso obrigatório de máscaras e delimita o comércio apenas para os considerados essenciais, como supermercados, farmácias e bancos, reforçando a importância do isolamento social neste período. Também tratou do novo decreto municipal que será publicado na quarta-feira (13), que abordará com mais detalhes sobre o comércio e isolamento de locais de aglomerações, como praças e a Academia de Saúde.

Encerrando o momento, a Coordenadora de Atenção Básica, Érika Pontes, frisou os cuidados que devem ser redobrados pela população e parabenizou a todos os profissionais da enfermagem, no Dia dos Enfermeiros, 12 de maio, pelo profissionalismo e respeito a vida coletiva.