Novembro Azul: Secretaria de Saúde realiza ação preventiva com palestra e exames

A Prefeitura de Pirpirituba, através da Secretaria de Saúde, realizou na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (30), às 09h, palestra do “Novembro Azul” com o médico Urologista, Dr. Emerson Medeiros, que alertou sobre os riscos e prevenção ao câncer de próstata. O momento contou com a presença da equipe da Secretaria de Saúde, e mais de 50 homens, que, após a palestra, foram direcionados a Unidade Básica de Saúde III, ao lado da Igreja Matrix, para prestarem os devidos exames preventivos, e atendendo as demandas locais. A ação também deu início à programação comemorativa dos 65 anos de emancipação política de Pirpirituba.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro dirigido à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, especialmente após os 50 anos de idade. Em geral, este câncer cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode manifesta-ser através de sinais como dificuldade em urinar ou urina escura.

Para evitar o câncer de próstata é necessário evitar a exposição a fatores como poluição, fertilizantes e substâncias químicas. Além disso, para detectar precocemente a doença é indicado que todos os homens com mais de 50 anos de idade façam pelo menos 1 vez ao ano o exame de toque retal e o exame de sangue de PSA, pois quanto antes o câncer de próstata for diagnosticado, maiores são as suas possibilidades de cura, principalmente quando têm um familiar com cancro da próstata têm uma maior probabilidade de sofrer desta doença.