NOTA: É falsa a informação de atendimento de pessoas com suspeitas de Coronavírus em Pirpirituba

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Pirpirituba, através da Secretaria de Saúde, informa que é falsa a informação de atendimento de pessoas com suspeitas de Covid-19, na última quinta (26), no Posto de Atendimento Noturno.

Faz-se necessário esclarecer, que o atendimento efetuado em uma criança de 01 ano, foi considerado prioritário, por ser um quadro de tosse com possibilidade de evolução para laringite, como informou o médico de plantão, que após realizar os procedimentos iniciais fez o encaminhamento para UPA de Guarabira para realização de exames.

Sobre os paramentos do médico, a Secretaria informa que todos os profissionais de saúde estão orientados a utilizar os equipamentos de segurança, que dentre outros existe a máscara. Quanto a movimentação, irresponsavelmente colocada como pânico por Coronavírus no áudio, a realidade é que um paciente deu entrada apresentando ferimentos causados por objeto perfurocortante, alegando ter sido golpeado em uma briga; daí por precaução foram tomadas providências como controlar a entrada e saída no local.

A Prefeitura ressalta que já adotou o protocolo necessário para atendimento de possíveis casos suspeitos de Coronavírus e que vem seguindo a orientação do ministério da saúde para segurança dos profissionais e orientação da população.

A gestão informa, também, que município registra um caso de quarentena sem coleta, que se trata de uma pessoa que apresentou leves sintomas similar a gripe, e que após ser medicada foi orientada pela equipe médica a cumprir os dias de repouso e observação.

As providências legais serão tomadas pelo setor jurídico da Prefeitura para punir quem cometer o crime de espalhar notícias falsas, assim como aconteceu no caso citado aqui.

Ressaltamos o compromisso de cuidar das pessoas e ser transparente na comunicação.

Prefeitura de Pirpirituba