Eleições para o Conselho Tutelar, mandado 2020/2023, serão realizadas no domingo (06 de outubro)

No próximo domingo (06) serão realizadas as eleições do Conselho Tutelar em Pirpirituba e demais cidades do país, mandado 2020/2023, preenchendo as cinco vagas de Conselheiros em nossa cidade. Os eleitores devem portar o Título de Eleitor e documento oficial com foto (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista ou Passaporte).

As votações para eleições do Conselho Tutelar serão realizadas no dia 06 de outubro de 2019 (domingo), de 08h às 17h, nos seguintes locais:

• CASA FRANCISCANA
  • SEÇÕES: 3/4/5/6/7/23/39/40
  • ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR JOSÉ COUTINHO
  • SEÇÕES: 2/16/17/18/19/20/30/31/43/76/78
  • ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA
  • SEÇÕES: 15/22/32/33/34/35/36/37/38/41
  • ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO HUMBERTO LUCENA
  • SEÇÕES: 1/8/9/10/11/12/13/14/21/24/25/26/27/28/29

+ Sobre o Conselho Tutelar

Recebe o nome de Conselho Tutelar o órgão público permanente, autônomo, não jurisdicional, cujo objetivo é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Apesar de estar vinculado administrativamente ao poder executivo, não é órgão de governo, mas sim um órgão de estado.

O Conselho Tutelar age sempre que os direitos de crianças e adolescentes se encontrem ameaçados ou violados pela sociedade, estado, pais, responsáveis, ou em razão de sua própria conduta. Em um aspecto mais amplo, o órgão se presta a atender a camada da população mais vulnerável. Podemos encontrar suas atribuições específicas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) entre os artigos 95 e 136.

Fazem parte do Conselho Tutelar os conselheiros tutelares, pessoas que agem como porta-vozes das suas respectivas comunidades, e atuam junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos cinco membros através do voto direto da comunidade, para um mandato de três anos. Devem atender as crianças e adolescentes e aconselhar pais ou responsáveis quando há descumprimento de proteção prevista no ECA, aplicando as medidas cabíveis.

Candidatos ao Conselho Tutelar em Pirpirituba:

1. Jeane da Rocha Oliveira;
  19. Ana Carla dos Santos Gomes Duarte (Aninha, filha de Finha);
  20. Maria José Gonçalves de Oliveira (Galega da saúde);
  21. Maria Glaucia Paulino de Lima Alves (Gláucia de Zé);
  22. Maria Dalvanira Mousinho de Araújo.

Confira: